Jornada Filosofia Prática | Justiça Cotidiana
Em 2020, no auge da pandemia, na tentativa de seguir o nosso trabalho de maneira remota, decidimos fazer a Jornada Filosofia Prática | Justiça Cotidiana, que tem sido um caminho de aprofundamento da nossa pesquisa sobre os modos de conduzir a vida.
Provocadas pela distância que as pessoas mantém com o tema da justiça, nossa intenção é percorrer um caminho, com o apoio da filosofia da diferença, para dinamitar valores hegemônicos que nos aprisionam nas antigas estratégias de produzir a vida. Um facilitador pode saber sobre as ferramentas da Justiça Restaurativa, mas se não formos capazes de dinamitar os valores morais aprisionantes e facilitar a passagem da vida, estamos apenas reproduzindo as formas de controle e consequentemente de punição e castigo que tanto queremos combater. O contexto atual tem nos solicitado novas formas de viver e em todas as nossas relações cotidianas ou nos sentimos injustiçados ou assistimos passivamente a uma injustiça com nossos semelhantes. Mas onde somos cúmplices? Mas afinal, o que é o justo? Justo pra quem? O que é justiça? O nosso combate é com tudo aquilo que rebaixa a vida em nós.
Após 4 edições do Módulo I, a pergunta ainda permanece: é possível retomar a Justiça para o nosso cotidiano? A prática filosófica de elaborar perguntas sem respostas abertamente e de maneira coletiva, a cada grupo que se forma, tem nos auxiliado a construir uma estrada onde talvez possamos ser causa das nossas alegrias e experimentarmos a potência da vida, combatendo então a tristeza que nos espreita e nos torna impotentes.