Apoio e Diálogo
… “para se viver em paz é preciso antes, ter vontade de paz.
Gilberto Gil
São processos circulares de construção de paz, cuja teoria e prática sistematizada por Kay Pranis é bastante difundida no Brasil. Utilizada na práticas da justiça restaurativa, reúne diversos tipos de círculos experimentados em espaços institucionais formais e também em espaços comunitários. Seguem uma metodologia que reúne certos elementos estruturantes como por exemplo, composição de um centro, uso do ‘objeto’ da fala, cerimônias de abertura e encerramento, perguntas abertas e facilitadores preparados para estar ali como mais um participante do processo.
Nestes processos podem ser tomadas decisões por consenso; diálogos em que os envolvidos possam explorar um assunto ou questão a partir de vários pontos de vistas; reintegração e restabelecimento após um evento traumático onde as pessoas possam compartilhar a dor; conflitos familiares como separação e parentalidades, resoluções de conflitos onde se reúnem as partes e também celebrações para partilhar alegrias e senso de realização.
Desde a fundação da Conatus, realizamos encontros circulares de Apoio e Diálogo em diversos espaços e com diversas pessoas, tais como estudantes e professores do ensino fundamental, médio e superior, com profissionais da saúde, da justiça, da assistência social.